TRADIÇÃO MUSICAL DE TATUÍ É CELEBRADA COM O FESTIVAL SEMANA DA MÚSICA “YOLANDA RIGONELLI”

O grupo “Seresteiros com Ternura” - tradicional em Tatuí, com mais de 20 anos de história - é uma das atrações do Festival.

O município de Tatuí, reconhecido como a “Capital da Música”, apresentará na próxima semana, de 20 a 23 de novembro (quarta-feira a sábado), na Praça da Matriz, o Festival Semana da Música “Yolanda Rigonelli”, uma homenagem à educadora que marcou a história da música e do ensino no Conservatório de Tatuí. O evento é uma realização da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

A abertura do Festival, na próxima quarta-feira (20/11), será às 17h, com a apresentação do grupo “Samba de Dandara”, em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O grupo é conhecido por valorizar a ancestralidade e o protagonismo feminino no samba e na música afro-brasileira, abordando ritmos como samba, ijexá e afoxé. Com 10 anos de trajetória, “Samba de Dandara” já se apresentou em importantes festivais e espaços culturais, difundindo o samba de resistência e empoderamento feminino. Este show conta com o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte.

No dia seguinte, quinta-feira (21/11), também às 17h, o público poderá apreciar a Banda Sinfônica Juvenil 1, do Conservatório de Tatuí, sob a regência de Edmilson Baia. A apresentação destaca o talento jovem e o papel formador do Conservatório, um dos principais pilares da música em Tatuí.

Na sexta-feira (22/11), às 17h, será a vez do grupo “Seresteiros com Ternura” – tradicional em Tatuí, com mais de 20 anos de história – se apresentar no Coreto da Praça. Em seu repertório, o gênero Seresta representará a riqueza cultural local, valorizando a memória musical da cidade. O “Seresteiros com Ternura” encanta a comunidade em diversos eventos, incluindo o “Revelando São Paulo”, na Capital Paulista, e a “Noite da Seresta com Ternura”, que acontece mensalmente no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Para encerrar o Festival, no sábado (23/11), às 11h, o Projeto “Música na Praça” receberá o duo Natália Campos (soprano) e Joseval Paes (guitarra), com o show “Cantar é mover o dom”, contemplado pelo Edital de Cultura nº 01/2023 “Maria Ruth Luz”, da Prefeitura de Tatuí. A apresentação oferecerá uma seleção de clássicos da MPB, do Jazz e de standards da Broadway, unindo história e interpretação musical em uma experiência interativa com o público.

O Festival Semana da Música homenageia a professora Yolanda Rigonelli que, em 1961, criou a primeira Semana da Música do Conservatório de Tatuí, evento que se tornou tradição na cidade. Formada no Conservatório Paulista de Canto Orfeônico, Yolanda trouxe inovações ao ensino da música e assumiu interinamente a direção do Conservatório de Tatuí, incentivando recitais e apresentações públicas e reforçando o papel da instituição como centro de excelência. A Semana da Música celebra não apenas o Dia do Músico e da Música, a ser comemorado em 22/11, mas também o legado de Yolanda, que ajudou a moldar a história musical de Tatuí.

Compartilhe:
Outras Notícias :
Pular para o conteúdo