CENA CULTURAL DE TATUÍ SE REINVENTA EM ESPAÇOS ALTERNATIVOS

Projetos municipais promovem apresentações de música, teatro e cinema para diversos públicos.

Nos últimos meses, a cena cultural de Tatuí ganhou novos ares com uma série de apresentações promovidas por meio dos Editais Municipais, realizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer. Música, teatro e cinema se destacaram, aproximando a arte de diferentes públicos e reafirmando o compromisso da cidade com a democratização cultural.

O concerto “Sanfona, voz & violão”, com os músicos Caio Mota e Odair Júnior, encantou plateias em duas sessões no dia 12 de junho, na PEI E.E. “Prof. Deocles Vieira de Camargo” e no Lar São Vicente de Paulo. As apresentações na escola reuniram 189 pessoas, entre alunos, professores, familiares e convidados. À tarde, o Lar São Vicente de Paulo recebeu o espetáculo para 59 pessoas, entre assistidos e público externo. Este concerto foi viabilizado pelo Edital de Cultura “Maria Ruth Luz” e conquistou excelente adesão do público.

Para Valdemir Lopes de Carvalho, diretor da PEI E.E. “Prof. Deocles Vieira de Camargo”, a experiência foi marcante: “Receber o projeto musical ‘Sanfona, voz & violão’ em nossa escola foi uma vivência muito especial. A energia e a alegria transmitidas pelos músicos contagiaram a todos, criando um ambiente de proximidade, emoção e aprendizado. Foi uma experiência que deixou marcas positivas no coração da comunidade escolar e reforçou o papel da arte como ponte entre educação, identidade e sensibilidade”.

Carlos Eduardo Olivier Junior, presidente do Lar São Vicente de Paulo, destacou: “Cada apresentação não é apenas um espetáculo musical, mas também um ato de carinho, que resgata memórias, desperta sorrisos e fortalece o bem-estar de nossos residentes. Seu talento e dedicação contribuem de forma especial para a qualidade de vida dos idosos, tornando seus dias mais leves e cheios de significado”.

A programação cultural seguiu no dia 17 de junho, com a E.E. “Prof.ª Lienette Avalone Ribeiro” recebendo o espetáculo teatral “O Santo Inquérito”, protagonizado pela atriz Ana Lima. A apresentação levou reflexões sobre liberdade e intolerância a 97 pessoas, entre estudantes, professores e visitantes.

Ainda na mesma escola, em 17 de julho, foi exibido o curta “Itans – Histórias de Orixás”, produzido pelo Grupo Encantaxé, por meio do Edital da Lei Paulo Gustavo. O filme abordou temas como tolerância religiosa, resgate das origens e valorização da cultura afro-brasileira e dos povos originários, reunindo 75 espectadores e provocando importantes reflexões.

Encerrando o ciclo de atividades, no dia 27 de julho, o Quarteto Abayomi apresentou “O que é que a Carmen Miranda tem?”, uma homenagem à trajetória da icônica cantora brasileira, reunindo 83 espectadores. O espetáculo foi viabilizado pelo Edital de Cultura “Carlos Ribeiro”.

Para Wesley Salomão, produtor cultural responsável pelos projetos, o impacto vai além do palco: “Pra mim é uma honra poder levar arte e cultura para pessoas que talvez não tenham acesso a elas. Seja por mobilidade limitada ou por outras questões. Acredito que precisamos ampliar nossas redes e levar a nossa arte de forma simples e acessível. São sementes que deixamos pelo caminho”.

Essas iniciativas reforçam o papel da cultura como agente transformador e consolidam Tatuí como referência regional na valorização da arte e da inclusão cultural.

Compartilhe:
Outras Notícias :