Uma cidade que encanta ...

A Praça da Matriz de Tatuí, a primeira da cidade, foi fundada no dia 9 de junho de 1907, pelo gestor municipal Cândido José de Oliveira. A Praça da Matriz conhecida como “Jardim Público” demorou quase dois anos para ser inaugurada. A cerimônia de inauguração da praça, segundo notícia publicada pelo jornal “Cidade de Tatuhy”, foi abrilhantada com uma grandiosa quermesse, em benefício da festa do Divino Espírito Santo. O jardim, iluminado a gás acetileno, recebeu apresentações das bandas “Santa Cruz” e “São Vicente”. Diz o periódico que várias barracas foram instaladas na praça.

Hoje a praça da matriz foi totalmente reformada. Conta com os monumentos dos músicos João Batista Del Fiol, grande incentivador na instalação do Conservatório de Tatuí, onde foi professor de violoncelo e Octávio Azevedo, conhecido como Bimbo Azevedo o compositor de mais de 80 obras, está imortalizado no Hino a Tatuí. A Praça salvaguarda o monumento a Bíblia, que foi o terceiro monumento dedicado à Palavra de Deus construído no Brasil.

Em 2011, passou por reforma e o projeto do arquiteto tatuiano Fábio Villa Nova permitiu um novo coreto, fonte luminosa e acessibilidade, além de pisos e canteiros que criaram um novo layout ao paisagismo da Praça.