Uma cidade que encanta ...

“REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932” É TEMA DO PROJETO EDUCATIVO DO MUSEU “PAULO SETÚBAL” NESTE MÊS DE JULHO

O Setor Educativo do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, realizará, no período de 9 a 31 de julho, uma série de atividades focadas no tema “Revolução Constitucionalista de 1932”.

O objetivo é identificar as razões pelas quais se iniciou a Revolução Constitucionalista de 1932, bem como compreender as suas consequências; valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao dia 9 de julho (data em que se iniciou o Movimento Constitucionalista); conhecer a história sobre esta Revolução em Tatuí; valorizar os objetos do acervo do Museu “Paulo Setúbal”; viabilizar a interação do público com os objetos do acervo; e ampliar o fluxo dos objetos expostos.

Tudo isso será possível graças ao acervo que o Museu possui. Em seu subsolo, na sala “Tatuí Guerreira”, estão expostos objetos de tatuianos que participaram de conflitos armados na 2ª Guerra Mundial e na Revolução de 1932.

Portanto, o público terá acesso a um espaço lúdico com jornais antigos, fotos e algumas peças usadas pelos combatentes, todos eles parte do acervo do Museu. Uma cronologia com a história da Revolução de 1932. E, também, um “túnel da Mantiqueira”, com o intuito de explicar alguns pontos da história. Nesse túnel ocorreu um dos maiores embates da guerra – entre os Estados de Minas Gerais e São Paulo -, sendo um dos pontos mais estratégicos durante os combates, chegando a ser bloqueado por uma locomotiva no lado paulista, evitando o envio de tropas e mantimentos.

As atividades acontecerão de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, com entrada gratuita. Os grupos interessados em agendamento, podem entrar em contato pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com ou museupaulosetubal@gmail.com.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.