Uma cidade que encanta ...

PRAÇA DA MATRIZ RECEBE AÇÃO COMEMORATIVA AO DIA NACIONAL DAS TRADIÇÕES DAS RAÍZES DE MATRIZES AFRICANAS E NAÇÕES DO CANDOMBLÉ

Neste sábado (25/3), das 13h às 17h, a Praça da Matriz sediará o primeiro evento comemorativo ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.

A ação é preparada por Marisa Silva, da militância na Cultura Negra, com participação de Ilê Asé Alaketù Opon Logun Oya, Flávio de Logunèdé, Ilê Asé Oya Afefe.nire, Kaiango de Oya, Terreiro Alaketù de Oxóssi, Alessandro de Logun Odé, Ilê Ofa Ibolomin, Francisco de Odé, Egbomi de Jagum e Poliana Tavares.

De acordo com os organizadores, será um dia de reflexão sobre a intolerância religiosa e o respeito com todas as religiões. O evento abordará a importância da cultura negra e da religiosidade afro brasileira, terá falas explicativas e apresentações de cultura afro, além de representações de Umbanda e Candomblé.

SOBRE A LEI

A Lei nº 14.519/2023, que institui o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, foi assinada pela atual ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, e sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Esta data será comemorada anualmente no dia 21 de março, data que coincide com o Massacre de Sharpeville, definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial.