Uma cidade que encanta ...

NOS PRIMEIROS DIAS DE NOVEMBRO, CONSERVATÓRIO DE TATUÍ PROMOVE O 1º FESTIVAL LATINO-AMERICANO DE BANDAS

Uma semana intensa de música com artistas e bandas nacionais e internacionais que participarão de encontros, apresentações, oficinas e rodas de conversa; uma imersão na pluralidade cultural sul-americana. Assim será o 1º Festival Latino-Americano de Bandas, de 1º a 5 de novembro, em Tatuí.

O evento é uma realização do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura -, em parceria com a Visa. E o objetivo é enriquecer o repertório musical dos participantes e proporcionar experiências de compartilhamento artístico por meio de ensaios, palestras, oficinas e concertos.

Dentre as atrações, destaca-se o intercâmbio entre as bandas convidadas, tanto nacionais quanto internacionais, e os grupos do Conservatório de Tatuí, formados por estudantes sob orientação dos docentes da instituição. Com foco em repertórios latino-americanos, as bandas farão uma residência de três dias em conjunto. A Orkestra Rumpilezz, de Salvador/BA, se juntará à Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí; a Banda Sinfônica de Villamaría, da Colômbia, se unirá à Banda Sinfônica Juvenil do Conservatório; a Orquestra Pernambucana de Frevo, ensaiará em conjunto com a Banda Jovem do Conservatório; e, também, o professor convidado, Joel Barbosa, entra na programação em conjunto com a Banda Infanto-Juvenil do Conservatório.

A programação terá palestras e oficinas que, além de proporcionar um contexto educacional e cultural para os participantes, promovem uma compreensão mais profunda a respeito da música latino-americana. O Festival é aberto à educadores, professores, regentes, arranjadores e instrumentistas que não fazem parte do Conservatório de Tatuí. “Este evento não apenas celebra a diversidade e a riqueza das tradições musicais latino-americanas, como também proporciona um espaço para a troca de conhecimento, experiência e paixão pela música entre músicos de diferentes origens e gerações, com a América Latina em comum. É uma oportunidade para aprender, difundir e inspirar alunos a ampliar e conhecer novos caminhos na música”, comenta o coordenador artístico-pedagógico do Festival, Felipe Senna.

O público geral, que tiver interesse em música, poderá assistir aos cincos concertos do 1º Festival Latino-Americano de Bandas do Conservatório de Tatuí, repletos de talentosos músicos e bandas nacionais e internacionais, que apresentarão a diversidade musical da América Latina, com melodias vibrantes do frevo pernambucanos até os ritmos cativantes da música baiana e as influências latinas.

Os ingressos gratuitos dos concertos diários devem ser retirados na plataforma INTI (https://bit.ly/3SVgid1) ou presencialmente na bilheteria do Teatro Procópio Ferreira (Rua São Bento, n° 415, Centro), de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

PROGRAMAÇÃO

Confira abaixo a programação completa do 1º Festival Latino-Americano de Bandas Festival.

– Dia 1º/11 (quarta-feira), das 16h às 19h, no Teatro Procópio Ferreira, recepção com Foyer Mário Covas; e às 20h, também no Teatro Procópio Ferreira, concerto de abertura do Festival com a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, obras e regência de Felipe Senna, solista convidado Paulo Braga.

– Dia 2/11 (quinta-feira), às 10h, no Teatro Procópio Ferreira, ensaio da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Orkestra Rumpilezz, e no Salão Villa-Lobos, ensaio da Banda Sinfônica Jovens (Tatuí e Polo) e Banda Sinfônica Pernambucana de Frevo; às 10h, no Auditório da Unidade II, palestra “Práticas Interpretativas”, com Joel Barbosa; às 11h30 e às 15h, na Luteria, Oficina “Cuidados básicos e manutenção de instrumentos de metal, com Bruno Soares; às 11h30 e às 15h, na Sala Multimídia, Oficina “Cuidados básicos e manutenção de instrumentos de madeira”, com Érick Ariga; às 14h30, no Auditório da Unidade II, Oficina “Escrita criativa: fundamentos do discurso musical”, com Felipe Senna; às 14h30, no Salão Villa-Lobos, ensaio da Banda Sinfônica Juvenil e Banda Sinfônica Villamaria, e na Sala 10, ensaio da Banda Sinfônica Juvenil 1 e Infantil, com Joel Barbosa; às 16h30, no Auditório da Unidade II, palestra “A música do Sul”, com Nora Sarmoria; e às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, concerto com a Banda Sinfônica de Villamaria, Guillermo R. Restrepo.

– Dia 3/11 (sexta-feira), à 9h, no Auditório da Unidade II, lançamento do livro “Guia Técnico do Clarinetista”, de Max Ferreira; às 10h, no Teatro Procópio Ferreira, ensaio da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Orkestra Rumpilezz, e no Salão Villa-Lobos, ensaio da Banda Sinfônica Jovens (Tatuí e Polo) e Banda Sinfônica Pernambucana de Frevo; às 10h, no Auditório da Unidade II, palestra “A Banda Sinfônica Estudantil desde a escola primária”, com Carlos J. G. Sepúlveda; às 11h30, no Auditório da Unidade II, palestra “O clarinete latino-americano”, com Camila Barrientos; às 14h30, no Salão Villa-Lobos, ensaio da Banda Sinfônica Juvenil e Banda Sinfônica Villamaria, e na Sala 10, ensaio da Banda Sinfônica Juvenil 1 e Infantil, com Joel Barbosa; às 14h30, no Auditório da Unidade II, Oficina “Os instrumentos da Banda Sinfônica no Frevo”, com a Banda Sinfônica Pernambucana de Frevo; às 16h30, no Auditório da Unidade II, Oficina “Universo percussivo baiano do maestro Letieres Leite”, com a Orkestra Rumpilezz; e às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, concerto com a Banda Sinfônica Pernambucana de Frevo, Nilsinho Amarante.

– Dia 4/11 (sábado), às 9h, no Teatro Procópio Ferreira, ensaio aberto da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Orkestra Rumpilezz, e no Salão Villa-Lobos, ensaio aberto da Banda Sinfônica Jovens (Tatuí e Polo) e Banda Sinfônica Pernambucana de Frevo; às 11h30, no Teatro Procópio Ferreira, roda de conversa 1, com estudantes; às 14h30, no Salão Villa-Lobos, ensaio aberto da Banda Sinfônica Juvenil e Banda Sinfônica Villamaria, e no Auditório da Unidade II, ensaio aberto da Banda Sinfônica Juvenil 1 e Infantil, com Joel Barbosa; às 17h30, no Auditório da Unidade II, roda de conversa 2, com professores-regentes; e às 20h, no Teatro Procópio Ferreira, concerto com a Orkestra Rumpilezz.

– Dia 5/11 (domingo), às 10h, na Praça Antônio Prado (Concha Acústica “Spartacco Rossi”), concertos da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, regência Marco Almeida Júnior; da Orkestra Rumpilezz; da Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, professor Marcelo de Jesus Silva; da Banda Sinfônica Jovem do Polo SJRP, professor Maikel Morelli; da Banda Sinfônica Pernambucana de Frevo, professor Nilsinho Amarante; da Banda Sinfônica Juvenil do Conservatório de Tatuí, professor Marco Almeida Júnior; da Banda Sinfônica de Villamaria, professor Guillermo R. Restrepo; e da Banda Sinfônica Juvenil 1 e Banda Infantil do Conservatório de Tatuí, professor Edmilson Baia e regência professor Joel Barbosa; e às 11h30, encerramento oficial do Festival.