MUSEU RECEBE OFICINA “FIGURINOS DE ÉPOCA”, DO PROGRAMA “PONTOS MIS”, MINISTRADA POR MARIA CECÍLIA AMARAL

A atividade é gratuita, com vagas limitadas e indicada para pessoas que tenham a partir de 15 anos de idade com noções básicas de costura.

No dia 27/8 (terça-feira), das 14h às 18h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, receberá a Oficina “Figurinos de Época”, ministrada pela figurinista, diretora de arte e artista-educadora Maria Cecília Amaral. A atividade faz parte do Programa “Pontos MIS”, realizado pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), e é indicada para pessoas que tenham a partir de 15 anos de idade com noções básicas de costura.

A Oficina apresenta um panorama sobre os processos de criação de trajes exuberantes e figurinos de época, presente em diversas produções cênicas, seja no teatro, na televisão ou no cinema. Tudo isso é feito a partir da análise de diferentes obras, como os filmes Maria Antonieta, Le Roi danse, O Fantasma da Ópera, Shakespeare Apaixonado, A cartomante; a série Terra Brasilis; a peça teatral Dom Quixote, um sonhador arretado; entre outras obras. São apresentadas as peculiaridades que vão desde o estudo histórico profundo sobre a época em que se passa a narrativa até a decupagem do roteiro e todo processo de criação, de estudo de cores e formas, de modelagem, de materiais e de organização do acervo. Durante o curso, os participantes serão instruídos na criação de um figurino de época do período do século XVIII.

As vagas são gratuitas e limitadas e os interessados podem se inscrever no Museu Histórico “Paulo Setúbal” (Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro), de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, ou pelos e-mails educativo.paulosetubal@gmail.com e museupaulosetubal@gmail.com, informando nome completo e telefone para contato. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3251-4969.

SOBRE A OFICINEIRA

Maria Cecília Amaral é Mestra em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo – USP, com formação em Moda e especialização em Cenografia e Figurinos. Responsável pela concepção artística das produções do coletivo de cinema “Transformar” e pela coordenação de mostras e festivais.

Atuou como figurinista para EPTV e diversas companhias e escolas teatrais, entre elas: Tricotando Palavras e Canções, Cia Abapuru, Núcleo de Teatro Contando Histórias, ENT, Escola de Atores Wolf Maya, entre outras. Leciona cursos de Figurino e Arte desde 2011, passando por instituições de ensino, cultura, ONGs e pelo Pontos MIS.

Compartilhe:
Outras Notícias :
Pular para o conteúdo