Uma cidade que encanta ...

MUSEU “PAULO SETÚBAL” RECEBE MUSICAL COM O TRIO “SOM DE MARIA”

Às 11h deste primeiro domingo do mês de dezembro (3/12), mais um projeto contemplado pelo “3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí” se apresentará no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí. Trata-se do musical do Trio “Som de Maria”, composto por piano, violino e violoncelo.

Com o objetivo de propagar a música de mulheres compositoras no meio erudito, as três mulheres instrumentistas do Trio irão explorar o repertório de grandes artistas, como Clara Schumann, Fanny Mendelssohn, Florence Price, Bárbara Strozzi e Chiquinha Gonzaga.

A pesquisa por estas mulheres artistas foi feita devido ao incessante interesse em conhecer a força feminina da música para concerto, já que a visibilidade era maioritariamente masculina. No caso de Clara Schumann, diversas composições da artista foram silenciadas e esquecidas ou pior, utilizadas em nome de seu marido, como se o mesmo as tivesse escrito. Dessa maneira, o Trio “Som de Maria” busca essa reparação histórica, além de trazer tamanha riqueza artística e cultural aos ouvidos dos apreciadores desta nova geração.

A proponente do projeto, Laís Paes, explica que o Trio tem o intuito de trazer para os dias atuais o início da força musical feminina, utilizando como objeto de pesquisa as principais compositoras dos últimos séculos. “Mulheres extremamente talentosas, que assumiram um compromisso de vida com a música e que não puderam ter suas obras ouvidas e apreciadas, mas nós podemos. Trazer como proposta esse repertório pouquíssimo conhecido e degustado, nos aproxima de entender e sentir a nossa força como mulheres artistas e capazes de estar em lugares de destaque”, acrescenta Laís.

A entrada para o musical será gratuita, com recomendação para que o público chegue, no mínimo, 15 minutos antes do início. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro.

SOBRE LAÍS PAES

Cursa o último ano de Violoncelo no Conservatório de Tatuí, e, atualmente, tem aulas com a professora Elen Pires. Na instituição, participa de grupos pedagógicos de grande importância, como a Orquestra Infantojuvenil, a Orquestra Jovem e a Orquestra Sinfônica de Tatuí; e faz participações no Coro Sinfônico. É bolsista da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Também no Conservatório, participa de grupos de música de câmara de diversas formações como duos, trios e quartetos. Cursa Musicografia Braile.

Participou de festivais de música nas cidades de Itu, Boituva, Indaiatuba e outras. Faz parte de projetos artísticos paralelos para eventos e confraternizações, dentre eles, destaca-se a banda Bicho no Brejo, que trabalha em toda a região com uma formação diferente e um vasto repertório voltado para o folk e o blue grass. A banda atua em bares, casamentos e outros eventos e já realizou o Festival do Brejo, projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc e pelo Edital Paulo Setúbal 2021, com um show de autorais no CEU das Artes.