Uma cidade que encanta ...

MUSEU “PAULO SETÚBAL” E MUSEU DAS FAVELAS PROMOVEM OFICINA SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS NAS MEDIAÇÕES MUSEOLÓGICAS

Na próxima terça-feira (29/8), das 9h às 17h, o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, e o CRIA – Centro de Referência, Pesquisa e Biblioteca do Museu das Favelas, realizará a Oficina “Entre Museus Antirracistas”, ministrada pela museóloga e historiadora Carolina Rocha e pela educadora Mayara Carvalho.

A ação é destinada para profissionais que atuam em núcleos educativos de museus do Sistema Estadual de Museus de São Paulo, o SISEM-SP, e tem como objetivo promover o debate e o desenvolvimento de práticas pedagógicas antirracistas nas mediações museológicas.

“Durante a Oficina, serão abordados temas relevantes para a construção de uma atuação mais consciente e comprometida com a promoção da igualdade racial nos museus. A troca de experiências entre os profissionais presentes proporcionará uma oportunidade para a construção de conhecimentos e estratégias de ação efetivas”, afirma a museóloga Carolina Rocha.

A primeira parte da aula será focada em aspectos teóricos e reflexivos sobre responsabilidades e corresponsabilidades dos núcleos educativos de museus. Já a segunda parte terá dinâmicas de construções de práticas pedagógicas. A expectativa é que os envolvidos saiam prospectando ferramentas e abordagens para tornar os museus espaços mais diversificados e antirracistas.

Por meio dessa ação educativa, pretende-se contribuir para a transformação social, disseminando práticas museológicas mais conscientes e comprometidas com a luta contra o racismo e a promoção da equidade racial na sociedade brasileira. A troca de saberes é uma oportunidade para que os profissionais dos museus de São Paulo aprofundem seus conhecimentos e promovam mudanças significativas em suas práticas educativas.

A Oficina “Entre Museus Antirracistas” faz parte do Programa Conexões Museus SP, gerido pelo Sistema Estadual de Museus de São Paulo, o SISEM-SP, e que neste ano ainda ocorrerá no Museu Histórico e Pedagógico “Dom João VI”, em São José do Rio Preto, e no Museu do Folclore, em São José dos Campos, nos meses de setembro e outubro.

As inscrições são limitadas a 15 vagas e devem ser realizadas, até esta sexta-feira (25/8), no link https://bit.ly/3KQu6mY. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cria@museudasfavelas.org.br ou pelo telefone (11) 4240-3363. O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, sede da Oficina, fica na Praça Manoel Guedes, nº 98, Centro.