Uma cidade que encanta ...

MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL”, SISEM-SP E PINACOTECA DE SÃO PAULO REALIZAM OFICINA DE ACONDICIONAMENTO DE PAPÉIS E OBJETOS

No último dia deste mês de novembro, 30/11 (quinta-feira), das 10h às 18h, acontecerá, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, a oficina gratuita e presencial sobre acondicionamento de papéis e objetos. O curso faz parte do Programa “Conexões Museus SP” e é uma realização do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP), da Pinacoteca de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

O objetivo da oficina é compartilhar algumas das práticas adotadas e os materiais utilizados para o acondicionamento de papéis e objetos, em pastas, álbuns e caixas. No curso, será disponibilizado todo o material a ser utilizado.

A capacitação será dividida em duas partes, a teórica e a prática. Na teórica serão abordados: breve apresentação do Museu, dos edifícios, das salas de exposição, do laboratório de restauro e das reservas técnicas; apresentação das metodologias adotadas na coleção para a armazenagem das obras nas reservas técnicas em diferentes tipos de mobiliário e possibilidades de materiais de acondicionamentos em traineis, mapotecas, prateleiras e arquivos deslizantes; e apresentação de diversos tipos de acondicionamento de obras em pastas, álbuns, caixas de foamboard e caixas plásticas. Já a parte prática consistirá em uma oficina de confecção de três modelos de acondicionamento utilizados na Pinacoteca: caixa, álbum e pasta.

As palestrantes que conduzirão todo este trabalho serão Priscila Alegre, que é restauradora sênior da Pinacoteca de São Paulo desde 2012 e especialista em suportes de papel, e Heloisa Ferreira Menezes, que é técnica de reserva técnica.

Há um total de 15 vagas disponíveis para a oficina e as inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (17/11), no link https://bit.ly/3sAtUSM. O critério de seleção será por ordem de inscrição, priorizando profissionais do interior e do litoral do Estado de São Paulo e profissionais de instituições inscritas na plataforma do Cadastro Estadual de Museus. Os selecionados serão avisados por e-mail até o dia 22/11 (quarta-feira).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail faleconosco@pinacoteca.org.br. O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, local da oficina, fica na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.