Uma cidade que encanta ...

MUSEU HISTÓRICO “PAULO SETÚBAL” RECEBE A EXPOSIÇÃO “EXPRESSÕES EM MOSAICO”, DA APAE TATUÍ

O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da Prefeitura de Tatuí, receberá a partir desta terça-feira (10/10), até o dia 5 de novembro, a exposição “Expressões em Mosaico”, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tatuí (APAE).

A mostra itinerante, que teve início no mês de maio na própria instituição de ensino, já esteve em cartaz no Centro Cultural de Tatuí e no Paço Municipal, após os alunos terem participado de aulas práticas de mosaico entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.

O público pode conferir 30 quadros confeccionados pelos alunos da APAE, que foram orientados a desenhar o que mais gostam a fim de praticarem sua liberdade de criação e eternizá-las em mosaico. Há também o mural “Apaedrinhos Mágicos”, com 19 m², igualmente de autoria dos estudantes, em parceria com os professores e profissionais da APAE.

Idealizado pelo artista Leonardo Souza, que tem se destacado nacionalmente por suas obras em mosaico, este projeto ainda tem a colaboração das empresas Strufaldi Pastilhas Cerâmicas, Quartzolit e Saint-Gobain.

“A expressão artística é o caminho que permite fluir o sentimento puro, íntimo e único e vai além da criação do novo e da manifestação da inquietação interna. A arte tem o poder de expressar nossas emoções”, comenta Leonardo Souza. Ele complementa que “o homem primitivo não sabia escrever, fazia desenhos nas paredes das cavernas que habitava como fonte de registro e de comunicação; a arte mosaica é uma arte decorativa milenar que reúne pequenas peças de diversas cores para formar uma grande figura”.

A exposição tem visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. O Museu Histórico “Paulo Setúbal” está situado na Praça Manoel Guedes, n° 98, Centro.