Uma cidade que encanta ...

KANTUSDUO APRESENTA, NO CEU DAS ARTES, RECITAL LÍRICO “ENTRE CANTOS DO BRASIL E DAS NAÇÕES”

O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, da Prefeitura de Tatuí, receberá neste sábado (2/12), às 18h, o recital lírico “Entre Cantos do Brasil e das Nações”, com o KantusDuo. A entrada é gratuita e para garantir sua vaga, basta chegar no local com, no mínimo, 15 minutos de antecedência.

O KantusDuo é uma realização do Interkantus – um projeto de integração e experiências artístico-pedagógicas para cantores e estudantes de canto -, com o tenor lírico Luís Felipe da Silva e a preparadora vocal e pianista Marilane Bousquet, em duo de câmara de voz e piano.

Na ocasião, serão apresentadas canções brasileiras e de outros países, que se entrelaçam através das obras de respeitados e ilustras poetas e compositores. A canção lírica para canto e piano é uma das formas artísticas mais belas, de expressão das emoções e sentimentos, em uma diversidade de estilos e épocas, para todos os gostos e idades.

O CEU das Artes está situado na Rua Ana Rosa Monteiro, n° 475, Vila Santa Helena.

SOBRE LUÍS FELIPE DA SILVA

Cantor lírico formado pelo Conservatório de Tatuí. Pianista, natural de Catanduva (SP), iniciou seus estudos de Iniciação Musical aos 5 anos de idade sob a orientação de Martha Ocon. Aos 11 anos de idade se tornou membro do Coral da Estação Cultura de sua cidade natal e aos 14 anos de idade iniciou sua complementação na F.A.M.A. (Fábio Augusto Music Academy), onde estudou piano, com Tássio Mendes, e deu sequência aos estudos em canto, com Martha Ocon.

Em 2014, aos 16 anos de idade, foi um dos solistas na estreia do musical “Ó Do Borogodó”, dirigido e realizado por Martha Ocon, evento este que se tornou um grande destaque artístico cultural do noroeste paulista. No mesmo ano, foi aprovado para ingressar no curso de Canto Lírico do Conservatório de Tatuí, sendo orientado pelos professores Marcos Baldini, Marcos Nascimento e Cristine Bello Guse, e tendo concluído o curso sob orientação de Marilane Bousquet.

Foi bolsista do Coro Sinfônico e do Coro do Conservatório de Tatuí. Participou ativamente também do Coro de Câmara, do Coro Jovem e do Grupo de Música Antiga desta instituição. Como coralista, em parceria com instituições públicas e privadas, atuou em dezenas de concertos, óperas, musicais e recitais que, somados, ultrapassam 2 mil horas de performance em palcos de 14 Estados e em festivais internacionais, como Canto em Trancoso, Festival de Inverno em Campos do Jordão, A Nova Face do Canto (como palestrante convidado em 2022), dentre outros.

Como pianista, dá prosseguimento ao seu aperfeiçoamento com importantes participações em Recitais de Câmara e Coro, colaborando, também, em provas de Canto.

SOBRE MARILANE BOUSQUET

Natural de Itaperuna (RJ), é professora de canto, cantora lírica e pianista, com Licenciatura Plena em Música, Graduação e Pós-graduação em Canto. Teve sua formação na UFG, UFRJ, FAAM/FMU (SP) e FACEC (ES). Concluiu seu curso de Canto na FAAM, em São Paulo, com o professor Carmo Barbosa (1996), com quem se aperfeiçoou.

Complementou seus estudos como aluna especial aceita nos programas de mestrado e doutorado em Música da UNICAMP, USP e UNESP, nas áreas de Fundamentos Históricos, Estética Musical, Pedagogia Vocal e Práticas Interpretativas (de 2005 a 2015). Na sua formação de piano teve como professores Dalva Albernaz, Glacy Antunes de Oliveira e Estercio Marques Cunha, no Instituto de Artes da UFG (GO), e Ilara Gomes Grosso, na Escola de Música da UFRJ.

Atua no magistério artístico musical há mais de 30 anos preparando cantores em sua formação e pianistas em Música de Câmara. Realizou Oficinas de técnica vocal em projetos culturais no Estado de São Paulo e em outros Estados do País, por meio de Secretarias de Cultura municipais, estaduais e iniciativas particulares. Vários de seus alunos e ex-alunos atuam profissionalmente no ensino do canto e como cantores, sendo aprovados em vestibulares de música nas universidades, em testes seletivos para solistas, festivais e coros profissionais, além de outros segmentos artísticos, em níveis nacional e internacional.

Foi professora de Canto Lírico e Música de Câmara no Conservatório de Tatuí de 2009 a 2022, onde se apresentou em recitais, organizou recitais e galas líricas e foi preparadora vocal nas montagens de 3 óperas: “Bastião & Bastiana”, W.A. Mozart (2013), “L’Elisir d’amore”, G. Donizetti (2014) e “The Seventh Seal”, João Mc Dowell, compositor brasileiro, ópera sobre o filme de Ingmar Bergman (2018). Desde 2021 é diretora musical do Interkantus, projeto artístico- pedagógico que idealizou, para integração, desenvolvimento e experiências artísticas entre cantores.