O Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, da Prefeitura da Estância Turística de Tatuí, receberá nesta sexta-feira (23/1) duas apresentações gratuitas do Grupo de Teatro IGESC, de Sorocaba (SP). As atividades integram a programação cultural do município e reforçam o compromisso com a democratização do acesso à cultura, além de comporem as ações comemorativas que marcam o caminho rumo aos 200 anos de Tatuí.
As apresentações acontecerão em dois horários. Às 15h30, o público poderá conferir o espetáculo livre “Um mundo para nós”. Já às 18h30, será apresentado “Mulheres que sonham mudar o mundo”, peça teatral indicada para maiores de 12 anos de idade.
Formado por pesquisadores e professores de teatro do Instituto de Gestão Social e Cidadania (IGESC), o grupo reúne artistas com ampla experiência na cena teatral e na formação de jovens atores e atrizes. Em seus espetáculos, o grupo transforma prática pedagógica em criação artística, mobilizando o público a refletir sobre questões sociais urgentes e contemporâneas.
O espetáculo “Um mundo para nós” apresenta as inquietações de Lina e Mia, duas meninas que, em meio às brincadeiras na garagem de suas casas, entram em contato com as histórias de diversas mulheres cientistas que contribuíram de forma significativa para o avanço do conhecimento em diferentes áreas. A peça propõe um convite para que meninas se fortaleçam e ampliem seus horizontes. A montagem tem direção geral e pesquisa de Rute Caires, direção teatral e coordenação artística e pedagógica de Flávio Melo, dramaturgia de Fefa Brito, Flávio Melo e Juliana Prestes, e atuações de Fefa Brito e Juliana Prestes.
Já “Mulheres que sonham mudar o mundo” transita entre realidade e ficção para narrar trajetórias de mulheres que sonham, resistem e transformam o mundo a partir de suas existências, corpos e trabalhos. Do ônibus ao navio, do trem ao avião, o palco se converte em território de passagem, memória e confronto, dando visibilidade às violências vividas pelas mulheres e à força que emerge da resistência coletiva. A peça tem direção geral e pesquisa de Rute Caires, coordenação artística e pedagógica de Flávio Melo, consultoria teatral de Ramon Ayres e dramaturgia coletiva. O elenco reúne Angela Maria Prestes, André Kaires, Fefa Brito, Flávio Melo, João Mendes, Rute Caires e Tom Ravazoli, com coparticipação de Dani Silva e Daia Moura.
O CEU das Artes está localizado na Rua Ana Rosa Monteiro, nº 475, Vila Santa Helena.