A Praça da Matriz será palco, neste sábado (13/9), às 16h, de uma apresentação gratuita do espetáculo teatral “Florilégio”, do Grupo Pombas Urbanas. O evento conta com apoio da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, e do Núcleo Pavanelli de Teatro de Rua e Circo. A circulação é contemplada pelo Edital de Fomento Cult SP – PNAB nº 27/2024, Difusão e Circulação de Projetos Artísticos Culturais.
Inspirado nas histórias de vida de moradoras e moradores da Cidade Tiradentes, na Zona Leste de São Paulo, o espetáculo convida o público a embarcar em uma viagem esperançosa em direção ao futuro, refletindo sobre como a luta coletiva pode transformar a sociedade.
“Florilégio” traz à cena vozes e histórias reais, mostrando que, apesar dos desafios da existência, ainda é possível acreditar na sabedoria da vida e buscar soluções para os momentos de crise com sensatez. O público conhecerá relatos que visibilizam dores e violências enfrentadas por essa comunidade, mas também a força das relações comunitárias, capazes de transformar vidas e realidades.
Guiado pelo verbo “esperançar”, de Paulo Freire, o espetáculo aproxima o público de memórias, sonhos, obstáculos e desejos de um amanhã possível. A apresentação promete emocionar o público tatuiano e reforça o compromisso da Prefeitura de Tatuí com a democratização da cultura, oferecendo programações gratuitas e de qualidade para todos.
Criado e consolidado na periferia, o Grupo Pombas Urbanas foi um dos pioneiros na produção do teatro comunitário e de rua em São Paulo. Em “Florilégio”, o Grupo apresenta a seguinte ficha técnica: direção – Vanéssia Gomes; elenco – Paloma Natacia, Adriano Mauriz, Marcelo Palmares, Paulo Carvalho, Ricardo Big e Giovani Di Ganzá; figurino – Juliana Naju; cenário – Marcelo Larréa e Débora Gomes Silvério; trilha sonora – Giovani Di Ganzá; músicos – Giovani Di Ganzá, Rebeca Gomes da Silva (Reblack) e Rafael de Barros; música Guerreiro – Mestra Margarida, Guerreiras Santa Joana D’arc; designer gráfico – Francis Lima e Matheus Botosso; fotografia – Ricardo Avellar; iluminação – Fernando Alves; vídeo – Vibrante Filmes; assessoria de imprensa – Luciana Gandelini; e produção – Grupo Pombas Urbanas.