Uma cidade que encanta ...

DE 25 A 27 DE MAIO, CENTRO HÍPICO DE TATUÍ SERÁ SEDE DA 41ª EXPO INTERNACIONAL DO CAVALO PURO SANGUE LUSITANO

Os principais criadores de cavalo Puro Sangue Lusitano, incluindo visitantes estrangeiros, estarão reunidos no Centro Hípico de Tatuí, entre os dias 25 e 27/5 (quinta-feira a sábado), para a 41ª edição da Expo Internacional da raça. Promovido e organizado pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), o evento será aberto ao público gratuitamente.

A programação terá várias atrações, começando nesta quinta-feira (25/5), às 9h, com as competições de adestramento que terão a participação de atletas das categorias de base e de alto rendimento, de amazonas e cavaleiros iniciantes e de campeões brasileiros e medalhistas sul-americanos.

Na sexta-feira (26/5), acontecerá a “Aprovação de garanhões”, momento em que os machos candidatos a servirem como reprodutores serão avaliados pelo trio de juízes, formado por Rui Rosado, de Portugal, e pelos brasileiros Neimar Roncati e Orpheu Ávila Junior; e as “Apresentações livres”, onde o criador André Rambaldi levará para a pista Jedai SCA (Xangai do Aretê x Revoada do Retiro), um lindo Palomino que será montado por Ronaldo Souza em apresentações de exercícios de Dressage e “Ares Altos”. Outra apresentação será de Milton Amadeu Junior, com Valor Imagem (Mikonos Itapuã x Da-Da). Neste mesmo dia, às 19h, haverá o Leilão Oficial ABPSL, com oferta de 30 lotes de animais jovens e adultos, cavalos montados, garanhões, matrizes e produtos premiados.

A partir das 8h do sábado (27/5), ocorrerá o momento mais aguardado pelos criadores: o concurso de Modelo e Andamentos, uma oportunidade para as coudelarias e haras mostrarem o trabalho de seleção que vêm fazendo em seus plantéis. Os animais são separados por gênero e idade para serem avaliados pelo juiz Rui Rosado, de Portugal.

E, durante o concurso de Modelo e Andamentos, acontece o “Leilão de Coberturas” – com lances antecipados pelo site www.associacaolusitano.com.br – para venda de sêmen de alguns dos mais importantes reprodutores disponibilizados pelos criadores para a ABPSL.

A Prefeitura de Tatuí estará presente no evento, representada pelo Núcleo de Desenvolvimento Econômico, com um stand para explanação dos planos de crescimento e divulgação institucional do município aos visitantes.

O Centro Hípico de Tatuí, sede da 41ª Expo Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano, está situado na Rodovia Senador Laurindo Dias Minhoto, Km 24, no trevo do Ceagesp.