Uma cidade que encanta ...

CORDÃO DOS BICHOS MIRIM PARTICIPA DE PROJETO DE INCENTIVO E FOMENTO À LEITURA DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

O Projeto de Incentivo e Fomento à Leitura, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, pertencente a Prefeitura de Tatuí, receberá nesta quinta-feira (21/9), às 14h, o Cordão dos Bichos Mirim e os alunos da EMEI “Joaquim da Silva Campos”. Eles farão uma participação especial na contação de histórias com a escritora Raquel Prestes.

Tradição do folclore tatuiano, o Cordão dos Bichos Mirim é formado por alunos de 3 a 5 anos de idade da EMEI “Joaquim da Silva Campos”, situada no bairro Valinho. Ele foi criado para salvaguardar e fomentar a cultura tradicional de Tatuí em diversos lugares.

O grupamento cultural passou por uma renovação entre os anos de 2018 e 2020, com a confecção de novos bichos, como: lobo, urso panda, os bois Garantido e Caprichoso, pantera negra e hipopótamo; além de trazer os antigos bichos remodelados e com mais vida, somando 22 integrantes. Foi inspirado no tradicional bloco carnavalesco de Tatuí, o “Cordão dos Bichos”, e idealizado em agosto de 2010 pela professora Maria Elisa Machado e pela então diretora da EMEI “Joaquim da Silva Campos”, Ana Paula Andrade. Hoje, quem dá continuidade ao Projeto é a atual diretora da escola, Rita de Cássia Braz da Silva, e sua equipe.

Desde o grande sucesso da primeira apresentação, no dia 3 de novembro de 2011, na Praça do Carroção, o Cordão dos Bichos Mirim não parou mais. Os pequenos artistas já participaram de vários eventos, como o Congresso de Educação de Tatuí, o desfile de Carnaval e o grande encontro com o “Cordão do Bichos de Tatuí”, onde foi prestada uma justa homenagem ao presidente de honra, Moacir Peixoto, entre outros muitos eventos.

As escolas, entidades e grupos interessados em participar do Projeto de Incentivo e Fomento à Leitura, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, devem procurar a coordenadora Maria Salete Pereira na Unidade Bibliotecária, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Santa Cruz, nº 405, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail biblioteca@tatui.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3259-5647.