Uma cidade que encanta ...

CENTRO CULTURAL RECEBERÁ O ESPETÁCULO “OUTRAS BOSSAS – UM SHOW EM HOMENAGEM A NOEL ROSA”

Na próxima segunda-feira (7/8), às 19h – como parte integrante da 81ª Semana Paulo Setúbal e das festividades dos 197 anos de Tatuí – o Centro Cultural receberá o espetáculo gratuito “Outras Bossas – Um show em homenagem a Noel Rosa”, com a cantora Jacque Falcheti e o trio Retrato Brasileiro.

Contemplado pelo edital Programa de Ação Cultural (ProAc) Circulação, do Governo do Estado de São Paulo, o espetáculo apresentará formação inédita das músicas de um dos mais importantes artistas da história brasileira: o cantor, compositor e instrumentista Noel Rosa. Ele terá sua obra revisitada com a criação de arranjos com vibrafone, contrabaixo acústico e guitarra elétrica somados a voz.

No palco, os jovens artistas darão vida a um Noel além do samba e de seus clássicos, trazendo emboladas, foxtrote, choro e canções do baú daquele que é considerado o maior inovador da canção popular brasileira da “Época do Ouro”. Sua forma de cantar histórias inspirou artistas da era do rádio e repercute até hoje. Ele é considerado um cronista do Brasil e deixou mais de 250 composições que contam sobre a cultura popular brasileira, o samba, o povo, e personagens que fazem parte do imaginário popular, entre eles, o Mulato Bamba, o João Ninguém, a Maria Fumaça e o Tipo Zero.

“Outras Bossas” terá duração de 60 minutos e indicação livre, com canções, crônicas e personagens de Noel Rosa ganhando vida com cores vibrantes, desde o cenário o figurino, com tradição e modernidade. “Estamos muito felizes em retomar este projeto em homenagem ao Noel Rosa e poder trazer as canções do álbum ‘Outras Bossas’ junto com outras músicas do Noel, super conhecidas e bem como outras que fazem parte de um repertório menos explorado do compositor. Eu ouvi as mais de 200 composições do Noel para selecionar quais poderiam entrar no show, que pudessem representar a obra e ir ao encontro do que acredito de valores, estética musical e diálogo com temas contemporâneos”, detalha a cantora Jacque Falcheti.

Para ela, o show representa uma conversa com a música brasileira tradicional, mas com um pensamento atual sobre a obra. “É um Noel que saiu do preto e branco para muitas cores, com instrumentos não tradicionais do samba no palco, arranjos com exploração de timbres, texturas e ritmos, além da parte visual, do figurino, e cenário com influências da Pop Art, que buscam trazer, através das poesias, um Noel apaixonado, crítico, existencialista, um cronista do Brasil”, define Jacque.

O Centro Cultural, local do espetáculo, está situado na Praça Martinho Guedes, n° 12, Centro.

SOBRE OS ARTISTAS

Jacque Falcheti é cantora, possui 4 CD’s lançados, turnês pela Europa, América Latina e África, já foi premiada em Editais de Cultura como ProAc, Funarte, Ministério da Cultura, entre outros.

O trio Retrato Brasileiro é formado por Gabriel Peregrino (vibrafone), Guilherme Saka (guitarra) e Théo Fraga (contrabaixo), tem 2 CD’s lançados, turnê na Europa e já foram premiados em festivais e Editais de Cultural como ProAc.

Os artistas se uniram para gravar o CD “Outras Bossas”, em homenagem aos 110 anos de Noel Rosa. Lançado pela gravadora Experimental em 2020, o álbum já ultrapassou mais de 10 mil reproduções nas plataformas de streaming e foi premiado pelo ProAc – LAB e Editais.

Jacque Falcheti e o trio Retrato Brasileiro foram convidados pelo SESC de Ribeirão Preto para uma série sobre Noel Rosa, foram selecionados em Festivais de Música no Brasil e na Colômbia, e receberam resenhas de críticos musicais, como Mauro Ferreira, Beto Feitosa e Aquiles Reis. O CD “Outras Bossas” também foi veiculado pela Globo News, Revista Fórum, Jornal O Globo, Rádio Batuta, Rádio Cultura e outros.