Uma cidade que encanta ...

“CARNAVAL CULTURAL: FOLIA DOS LIVROS!” ACONTECE NA BIBLIOTECA MUNICIPAL COM A PRESENÇA DO CORDÃO DOS BICHOS MIRIM

Nesta quarta-feira (7/2), muita folia, cultura e educação estarão presentes na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, da Prefeitura de Tatuí. É o Projeto “Carnaval Cultural: Folia dos Livros!”, que acontecerá em dois horários, às 9h e às 14h, com a presença do Cordão dos Bichos Mirim, da EMEI “Joaquim da Silva Campos”.

O intuito do Projeto é unir o incentivo à leitura com a tradição cultural da cidade, promovida pela EMEI por meio do Cordão dos Bichos Mirim. “Quando pensamos em Brasil ou no povo brasileiro, quase sempre nos vem a imagem de um povo alegre e dançante. O Carnaval é um exemplo. É uma manifestação popular que ocorre de diferentes formas em várias regiões do Brasil, dependendo do contexto histórico e sociocultural de cada lugar. O Brasil é um país rico culturalmente, porém o que sabemos dessa cultura limita-se ao que vivemos no dia a dia”, comenta a coordenadora dos projetos de Incentivo à Leitura da Biblioteca, Maria Salete Pereira.

Pensando nisso, o “Carnaval Cultural: Folia dos Livros!” proporcionará atividades que ampliem o conhecimento das crianças e dos adolescentes sobre o Carnaval, levando em consideração suas influências e fazendo um paralelo da marchinha carnavalesca “Mescrinha de Chanson d’Africa”, introduzida no repertório do Cordão dos Bichos Mirim e trabalhada pela EMEI “Joaquim da Silva Campos” durante o ano de 2023 para ensinar aos alunos sobre diversidade e cultura africana no contexto social. “Será um encontro do lúdico carnavalesco, oferecendo a leitura dramática e artística, colocando o livro como protagonista de folia e aprendizagem”, completa Maria Salete Pereira.

O interessado em participar pode realizar o agendamento via e-mail biblioteca@tatui.sp.gov.br. A Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” está situada na Rua Santa Cruz, nº 405, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3259-5647 ou pelo Instagram @bibliotecabrigadeirojordao.