A Estação Ferroviária de Tatuí é um marco do desenvolvimento da cidade e símbolo de uma era em que os trilhos impulsionavam o progresso do interior paulista.
Sua primeira estrutura foi inaugurada em 1889, como ponta de linha do ramal ferroviário — embora algumas fontes indiquem a data de 20 de abril de 1888, mais de um ano antes. Em 1932, a estação passou por uma grande reforma e ganhou nova configuração, mais ampla e moderna para a época.
Com o avanço tecnológico, em 31 de julho de 1950, o ramal foi eletrificado, tendo Tatuí como ponto final do primeiro trecho. No entanto, após a extinção dos trens de passageiros em 1978, a estação perdeu parte de suas funções, permanecendo apenas com operações de carga.
Nos anos 1990, o espaço voltou a ter importância regional: com a reativação do trem Sorocaba–Apiaí, em 1997, Tatuí voltou a receber passageiros até o encerramento definitivo da linha, em fevereiro de 2001. Atualmente, o prédio encontra-se em bom estado de conservação e ainda funciona como estação intermodal sob concessão da empresa ferroviária.
Histórico da Linha
O Ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, chegando a Itapetininga em 1895, com 65 km de extensão. As obras foram retomadas em 1905, e, em abril de 1909, os trilhos finalmente alcançaram Itararé.
Graças à sua ligação estratégica com a região Sul do Brasil, o ramal ganhou importância e, em 1928, passou a sair da nova estação de Santo Antônio (atual Iperó), reduzindo o percurso em 23 km. A linha foi eletrificada até Morro do Alto em 1951 e, posteriormente, até Itapetininga em 1960.
O tráfego de passageiros foi encerrado em 1978, mas o trecho de Sorocaba a Apiaí voltou a funcionar entre 1997 e 2001, marcando o último período de operação de trens de passageiros na região.
Hoje, a antiga Estação Ferroviária de Tatuí permanece como um importante patrimônio histórico, representando a memória do transporte ferroviário paulista e um ponto de interesse turístico e cultural para quem visita à cidade.