Reconhecida nacionalmente como a “Capital da Música”, Tatuí promoverá, na próxima semana, de 20 a 23/11 (quinta-feira a domingo), na Praça da Matriz, o Festival Semana da Música “Yolanda Rigonelli”. O evento presta homenagem à educadora e musicista que marcou profundamente a história do Conservatório de Tatuí e do ensino musical no Brasil.
A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, e integra o Calendário Turístico e Cultural do Município. O festival comemora o Dia da Música e do Músico, a ser celebrado em 22/11, reforçando a importância de Tatuí no cenário cultural brasileiro e valorizando um de seus títulos mais simbólicos: o de Capital da Música.
Programação
A programação terá início na próxima quinta-feira (20/11), das 13h às 18h, em conjunto com as celebrações do Dia da Consciência Negra, e contará com palestras, oficinas de Abayomis, música preta, exposições, contos africanos e danças artísticas. Às 16h, o público poderá conferir a apresentação do espetáculo “Labuta”, contemplado pelo Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura e do Governo Federal e Prefeitura de Tatuí. Encerrando o dia, das 18h às 22h, acontecerá uma Noite de Flashback, que promete reviver grandes sucessos musicais e embalar o público em uma atmosfera de nostalgia e dança, com os DJs Cyro Marques e Deivis Valencio.
Na sexta-feira (21/11), das 16h às 17h, a Praça da Matriz receberá o show do cantor sertanejo Victor Lavoisier. À noite, das 19h às 21h, será a vez da Banda Classic Roxx subir ao palco, com grandes sucessos do rock clássico.
O sábado (22/11) será um dos pontos altos do festival, data em que se celebra Santa Cecília, padroeira dos músicos, e também o Dia do Músico – dia de grande importância para Tatuí e para todos que fazem da música uma forma de vida e expressão. A programação começará às 11h, com o “Música na Praça”, que receberá o 3º Encontro de Cururu “Abel da Viola”, em homenagem ao saudoso cururueiro. A iniciativa é uma realização dos Cururueiros de Tatuí e destaca a valorização dos artistas locais, celebrando a música raiz e tradicional.
Encerrando o festival, no domingo (23/11), das 14h30 às 16h, o público poderá curtir o ritmo contagiante do pagode e do samba com o Grupo “Ki Presença”. O gênero, que representa uma das mais autênticas expressões da cultura popular brasileira, ganhará destaque especial no encerramento do evento, reafirmando sua importância como símbolo de alegria e identidade nacional. O show promete envolver o público em um clima de celebração, encerrando com energia e emoção o Festival Semana da Música “Yolanda Rigonelli”.
Sobre Yolanda Rigonelli
Uma das mais respeitadas professoras de harmonia do País, Yolanda chegou a Tatuí em 1956 e integrou o Conselho Técnico e Administrativo do Conservatório de Tatuí no biênio 1960-1961, ao lado de Judith Cabette de Oliveira, Maestro Spartaco Rossi e Maria Ruth Luz, autora do Hino à Tatuí.
Sua dedicação ao ensino foi tamanha que chegou a assumir a direção do Conservatório, deixando um legado de excelência e amor à música.
Com o objetivo de valorizar o talento dos alunos e evidenciar a importância do Conservatório para a cidade, Yolanda Rigonelli criou, em 1961, a “Semana da Música”, evento que se tornou uma tradição e o mais duradouro da instituição, mantido até hoje internamente.
Em 2021, a Semana da Música passou a integrar oficialmente o Calendário Turístico e Cultural de Tatuí como o Festival Semana da Música “Yolanda Rigonelli”, em homenagem a essa educadora que dedicou sua vida à formação musical e à cultura brasileira. O evento reafirma o compromisso da Prefeitura de Tatuí com a arte, a educação musical e o turismo cultural, fortalecendo o título de Capital da Música e celebrando a história de quem ajudou a construí-la.