Em comemoração ao Dia Mundial da Cultura Hip-Hop, celebrado nesta quinta-feira (12/11), o Projeto “Apenas Dance – Breaking para todos” lança duas videoaulas especiais já disponíveis gratuitamente no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” (bit.ly/2Yuui6i) e do grupo Instinto Urbano Crew (bit.ly/4nPiRvt) no YouTube.
A iniciativa tem como objetivo promover a inclusão por meio da dança, ampliando o acesso ao aprendizado dos movimentos e fundamentos da cultura Hip-Hop. Voltado a crianças, adolescentes e adultos, o Projeto foi contemplado pelo Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura do Governo Federal e Prefeitura de Tatuí.
As videoaulas são ministradas pelo arte-educador e professor de dança Emerson Henrique, o BBoy Negz, que atua com o Breaking desde 2008 e já participou de diversos eventos e competições pelo Estado de São Paulo. Além de lecionar no Balleteatro Fred Astaire, Emerson também mantém um projeto voluntário de Breaking no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes.
“O ‘Apenas Dance – Breaking para todos’ nasce com o propósito de entregar não só a dança Breaking, um dos quatro elementos fundamentais da cultura Hip-Hop, mas também de ampliar o acesso à própria cultura. O intuito é iniciar crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com algum tipo de limitação física ou cognitiva, oferecendo a todos a oportunidade de aprender, se expressar e se conectar com o Hip-Hop”, explica o professor Emerson Henrique.
“Mais do que dançar, queremos que cada participante compreenda que um elemento da cultura deve sempre fomentar e levar os outros consigo. Este projeto representa a transição de apenas viver a cultura Hip-Hop para ensiná-la, compartilhando vivências, passos, valores e, acima de tudo, o respeito que ela sempre pregou”, complementa.
O Projeto contou com o auxílio coreográfico e de bastidores de Otávio Bumaruf, arte-educador e integrante do grupo Instinto Urbano Crew, e com edição e filmagem de Ricardo Hiroaki Oba, fotógrafo profissional, arte-educador e diretor de produção do grupo.
Além das videoaulas, o “Apenas Dance – Breaking para todos” também promoveu uma ação presencial na APAE de Tatuí, levando um dia de vivência e aprendizado em danças urbanas aos alunos e reforçando a mensagem que dá nome ao projeto: o Breaking é para todos.