Fundada em 1908 pelos irmãos Alcebíades e Juvenal de Campos, a antiga Fábrica Santa Cruz marcou a chegada da segunda geração de indústrias têxteis no Estado de São Paulo. Em 1927, passou a se chamar Campos Irmãos & Cia, especializada na produção de fios e tecidos de algodão destinados a outros centros fabris do país.
A fábrica resistiu a um grande incêndio em 1943 e manteve suas atividades até o final da década de 1980, quando encerrou suas operações com o declínio da produção de algodão.
Hoje, conhecida como Fábrica Santa Adélia, o conjunto é tombado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Sua fachada restaurada mantém viva a memória da era industrial tatuiana, abrigando atualmente o Supermercado COOP e o Banco do Brasil, símbolos da integração entre história, arquitetura e modernidade. Inicialmente Fabrica Santa Cruz, passa em 1927 a pertencer a firma Campos Irmãos & Cia, especializada na produção de fios destinados a outros centros fabris e tecido de algodão, representa a segunda geração de indústrias têxteis do Estado de São Paulo. Iniciou suas atividades em 1908, sendo a segunda fábrica têxtil a se instalar em Tatuí. Superou em 1943 um grande incêndio e teve as portas fechadas no final da década de 80, com a decadência do algodão. Hoje é conhecida como a Fábrica Santa Adélia, é tombada pelo CONDEPHAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), sua fachada foi totalmente restaurada abrange o Supermercado COOP e o Banco do Brasil.