Uma cidade que encanta ...

17ª PRIMAVERA DOS MUSEUS É O DESTAQUE DA PROGRAMAÇÃO CULTURAL DO MÊS DE SETEMBRO

A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, preparou diversas atividades culturais para o mês de setembro, sendo destaque a 17ª Primavera dos Museus – uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) – e, também, o Ciclo da Cultura Tradicional.

As atividades acontecerão nos mais diversos equipamentos culturais e locais abertos do município. Confira a programação completa abaixo.

PROGRAMAÇÃO

– Dia 2/9 (sábado), das 8h às 18h, nos arredores do Conservatório de Tatuí, Projeto “Minha Terra tem Arteira, onde gosto de andar”, de Liliana Rosa dos Reis, 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.

– Dia 2/9 (sábado), às 11h, na Praça da Matriz, “Música na Praça”, show “Coragem”, com Mayara Cristina Silva de Almeida.

– Dia 2/9 (sábado), às 14h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, lançamento dos livros “Vida em Versos” (poemas) e “Peça – História Secreta do Brasil”, de José Ortiz Camargo Neto.

– Dia 3/9 (domingo), às 9h30, na Feira Livre do Largo do Mercado (Praça Anita Costa), Projeto “Tradição e Raiz”, com “Cururueiros de Tatuí”, 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.

– De 4 a 15/9 (segunda a sexta-feira), das 8h às 17h, no Paço Municipal, exposição “Expressões em Mosaico”, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tatuí (APAE).

– Dias 4 e 5/9 (segunda e terça-feira), das 13h às 22h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Oficina “Fluxo e Performance Musical”, com Abel Moraes, do Conservatório de Tatuí.

– Dia 7/9 (quinta-feira), às 9h, na Praça Paulo Setúbal (Praça do Barão), Dia da Independência do Brasil – Cerimônia de Hasteamento da Bandeira.

– De 7 a 10/9 (quinta-feira a domingo), das 10h às 20h, na Praça da Matriz, Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”, da Associação Tatuiana de Artesãos.

– Dia 9/9 (sábado), das 10h às 12h, na Praça da Matriz, Feira de Troca de Livros, da Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”.

– Dia 9/9 (sábado), às 11h, na Praça da Matriz, “Música na Praça”, com o Grupo de Choro “M Medeiros”.

– Dia 12/9 (terça-feira), às 15h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Projeto “Violão”, da área de Violão Erudito do Conservatório de Tatuí.

– Dia 13/9 (quarta-feira), das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Formação em Gestão de Arquivos, do Programa “Conexões Museus SP”, realizado pelo Museu da Imigração e pelo Museu “Paulo Setúbal”, em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).

– Dia 15/9 (sexta-feira), das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Oficina “Plataforma Museus SP: por uma política de museus mais inclusiva”, do Polo 5 do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP).

– Dia 15/9 (sexta-feira), às 19h, na Praça de Alimentação Municipal em frente à Praça da Santa, Projeto “Happy Hour Musical”, com a Banda Drone.

– De 15/9 a 8/10 (segunda a sexta-feira), das 9h às 17h, no Centro Cultural de Tatuí, exposição “Bia”, de Teresinha Pinto.

 – Dia 16/9 (sábado), às 11h, na Praça da Matriz, “Música na Praça”, com o Grupo de Viola Caipira “Alma Cabocla”.

– Dia 16/9 (sábado), das 14h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Projeto “Dançando às Escuras”, de Luís Fernando da Silva Pinto, 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí e 17ª Primavera dos Museus.

– Dia 17/9 (domingo), das 16h às 22h, na Concha Acústica “Maestro Spartacco Rossi”, da Praça Antônio Prado, evento “Ruzzo & Friends”, de Marcelo André Frantz.

– De 18 a 24/9 (segunda-feira a domingo), das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, 17ª Primavera dos Museus, com o tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. Haverá dois espaços lúdicos: um sobre os quilombolas, com fotos, peças de artesanatos e instrumentos musicais, além da exibição de um vídeo sobre os moradores do Quilombo do Cafundó, situado em Salto de Pirapora; e outro sobre os indígenas, com exposição de peças e objetos salvaguardados no acervo do Museu, resgatando a memória dos primeiros povos.

– Dia 18/9 (segunda-feira), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, abertura da 17ª Primavera dos Museus, exposição “Memórias afetivas de um apartamento”, parceria de Cristian Lourenço, Daniel Passos, Thiago Martins e amigos.

– Dia 19/9 (terça-feira), às 9h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, Contação de Histórias, com Raquel Prestes.

– Dia 19/9 (terça-feira), às 14h30, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, 17ª Primavera dos Museus, vivência “Colagem com folhas e pintura com tintas naturais”.

– Dia 19/9 (terça-feira), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, 17ª Primavera dos Museus, noite de autógrafo da obra “O Arqueiro Dourado – As Crônicas dos Halos Folclóricos” e bate-papo com o escritor tatuiano Renato J. Mello.

– Dia 20/9 (quarta-feira), às 19h, na Feira da Lua da Praça Ayrton Senna, Projeto “Tradição e Raiz”, com Euzinho Sanfoneiro.

– Dia 20/9 (quarta-feira), às 19h30, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, 17ª Primavera dos Museus, espetáculo “Armário de Vidro”, do Núcleo Encena.

– Dia 21/9 (quinta-feira), às 14h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, Contação de Histórias, com Raquel Prestes, e apresentação do Cordão dos Bichos Mirim, da EMEI “Joaquim da Silva Campos”.

– Dia 21/9 (quinta-feira), em horário a definir, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” – CEU das Artes, Camerata de Violões, do Conservatório de Tatuí.

– Dia 21/9 (quinta-feira), às 14h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, 17ª Primavera dos Museus, Oficina de criação de uma câmera escura: “Luz, câmera escura, ação”, com Emiliano Capozoli, do Pontos MIS.

– Dia 21/9 (quinta-feira), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, 17ª Primavera dos Museus, palestra “Capoeira: um ato de resistência!”, parceria com o professor Paulinho.

– Dia 22/9 (sexta-feira), às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, 17ª Primavera dos Museus, palestra “O outro lado da história: a cultura viva e presente”, com Jovana Fernandes.

– Dia 22/9 (sexta-feira), às 19h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, “Noite da Seresta com Ternura – Especial 10 anos”, com o Grupo “Seresteiros com Ternura” e homenagem ao ilustre tatuiano Roque Bráulio, 3º Festival de Arte e Cultura de Tatuí e17ª Primavera dos Museus.

– De 23/9 a 30/10, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, exposição “Ilustres Tatuianos”, homenagem a Roque Bráulio.

– Dia 23/9 (sábado), às 11h, na Praça da Matriz, “Música na Praça”, programação a definir.

– Dia 23/9 (sábado), às15h30, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, 17ª Primavera dos Museus, Recital de Violão, com Felipe Reis.

– Dia 23/9 (sábado), às 14h, no COSC – Centro de Orientação e Serviços à Comunidade (Rua 13 de maio, nº 160, Centro), Festa da Primavera e comemoração dos 60 anos do COSC.

– Dia 26/9 (terça-feira), às 9h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” Contação de Histórias sobre a origem da expressão “Pé Vermeio”, com Flaviana Romagnollo e participação especial de Maria Luci Diccini.

– Dias 26 e 27/9 (terça e quarta-feira), das 14h às 17h, no Centro Cultural de Tatuí, Oficina “Produção e Projetos Culturais”, da Poiesis.

– Dia 26/9 (terça-feira), às 15h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, Projeto “Roda de Choro”, do Clube de Choro do Conservatório de Tatuí.

– Dia 28/9 (quinta-feira), das 9h às 14h, na Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, Contação de Histórias, com Raquel Prestes.

– Dia 29/9 (sexta-feira), às 19h, na Praça de Alimentação Municipal em frente à Praça da Santa, Projeto “Happy Hour Musical”, programação a definir.

– Dia 30/9 (sábado), às 11h, na Praça da Matriz, “Música na Praça”, com o Grupo “Seresteiros com Ternura”.

– Dia 30/9 (sábado), na Praça Manoel Guedes (Praça do Museu), Ciclo da Cultura Tradicional, com a seguinte programação: das 17h às 22h, Feira de Artesanato “Tatuí, Capital da Música”; das 17h às 18h, Grupo “Seresteiros com Ternura”; das 18h às 19h, espetáculo “Treis Causo e o Resto é Prosa”, da Nossa Trupe Teatral; das 19h às 19h20, exibição do filme “Raiz e Alma – um registro da cultura do cururu em Tatuí”, direção de William Lima; das 19h20 às 20h30, bate-papo com William Lima (diretor do filme), Cleonice de Andrade (Grupo Tropeirinhos do Rancho), Jaime Pinheiro e Mingo Jacob ou Ivan Camargo, com mediação de Antônio Filogenio de Paula Júnior; das 20h30 às 20h40, intervenção “Prosa”, da Nossa Trupe Teatral; e das 20h40 às 21h20, apresentação “Encontro de Cururueiros: Buenão, José Pinto & Rubinho Veio”.

– Até 30/9 (sábado), de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, exposição “Vida e Obra, Expedycto Lyma”, com curadoria de Felipe Abramovictz.